Butterflywatching

O Butterflywatching (Observação de Borboletas), o passatempo que surge

A Observação de Borboletas, ou Butterflywatching, como é denominada pelos europeus, consiste em um passatempo que tem o seu foco nos hábitos de: observar e (principalmente) fotografar os insetos da Ordem Lepidoptera.

Tal ordem, grupo taxonômico, é integrada pelos insetos popularmente conhecidos como borboletas e mariposas. Pelo fato de serem animais diurnos as borboletas, são muito mais visíveis e, portanto, mais fotografáveis. Logo, são quase que exclusivamente, alvos únicos do praticante do passatempo, batizando assim, sua denominação na língua inglesa.

É um passatempo que surge “na onda” do seu primo mais velho o Birdwatching (Observação de Aves). Seu praticante buscaria como principais metas: a elaboração de bancos particulares de fotos (sob a diversidade de borboletas observadas) e também a exposição destas coleções, a colegas de hobby.

Assim, muitos fotógrafos amantes da natureza ingressariam neste hobby, por conta dos mais diversos fatores...

Como já vimos alguns seriam observadores de aves que “estenderiam” o seu gosto transformando as borboletas e mariposas em alvo das suas lentes.
Outros seriam fotógrafos de belos animais independentemente do grupo zoológico a que pertencessem. Estes, ao se depararem com a beleza das “flores que voam” geralmente não resistiriam e acabariam enveredando por um caminho específico tornando-se lepidopterófilos.
Existiriam ainda os admiradores específicos natos! Eles amariam “gratuitamente” esses seres de asas escamadas e por eles fariam loucuras a fim de registrá-los.

Outra previsão possível é que incluídos no grupo, haveria muitos lepidopterófilos, que  acabariam fazendo do hobby mais do que uma paixão, por vezes, até mesmo se transformando em potenciais autores de artigos e livros sobre Lepidopterofilia.

Em resumo, os praticantes do passatempo nascente seriam pessoas que munidas de seu principal instrumento, a máquina de fotografar, se dedicariam em seus momentos de folga, a incursões na natureza, visando sempre à busca de uma espécie e/ou espécime ainda não fotografado. Esta seria a meta! Meta que levaria a uma “Meca”, ou seja, um local sagrado na natureza!

E por fim, dentro desta certiva, cabe uma pergunta: em que lugar a natureza seria mais generosa para os lepidopterofotógrafos?

Aqui notamos que a idéia (o hobby) também seria um agente de estímulo ao ecoturismo,  pois são nas Unidades de Conservação (parques nacionais, reservas ecológicas, estações biológicas, apas, etc...) as verdadeiras “Mecas” dos lepidopterófilos! O passatempo poderá ser além de tudo, mais uma ferramenta integradora entre o homem e a natureza!

 Alexandre Soares


Fotos da palestra dada pelo Alexandre Soares do Blog Lepidopterófilo, sobre o hobby de observação de borboletas no Parque Nacional de Itatiaia.